João Paulo Vani |
Prof. Dr. João Paulo Vani. Pesquisador. Editor Acadêmico. Jornalista. Pesquisador associado do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEER-USP). Mestre e Doutor em Teoria Literária (UNESP), com doutorado-sanduíche na University of Louisville (Estados Unidos). Pós-doutor em Linguística Aplicada com foco na Formação de Professores pela Universidade do Minho (Portugal). Pós-doutorando em História pela FFLCH (USP) e em Linguística Aplicada com foco na Formação de Professores pela FCL (Unesp). Especialista em Administração — MBA (UNIRP). Presidente da Academia Brasileira de Escritores — ABRESC. Coordenador Nacional do Programa Brazilian Studies da University of Louisville (Estados Unidos). Como fundador do Grupo Editorial HN, casa editorial gestora de diversos selos editoriais, conta com mais de 300 livros publicados.
Editor acadêmico com 20 anos de experiência, é jornalista e autor dos livros “Terror e Trauma na Literatura: do 11 de setembro às marcas na alma” (2018) e “21 reflexões sobre o mundo pós-pandemia” (2021). Coautor e/ou organizador dos livros “’20 adolescentes e seus segredos: Sexualidade”, com a psicóloga Débora Dumbra Bonini (2007); “Shoah: 80 anos de memória e resistência – volume 1: Diáspora e Imigração”, com a Profa. Dra. Lyslei Nascimento, docente da UFMG e fundadora do Núcleo de Estudos Judaicos (2022); e “Shoah: 80 anos de memória e resistência – volume 2: Memória e Trauma”, com Carlos Reiss, diretor do Museu do Holocausto de Curitiba-PR (2022).
E, para celebrar os 500 de Luís de Camões, Vani faz sua homenagem reescrevendo os decassílabos heróicos de “Os Lusíadas” em prosa, que chegam ao mercado em duas edições preciosas.
- Masculino
- 10