Escrever bem é possível: um curso completo de redação
Autor: Pedro Acquaroni Neto
ISBN: 978-85-60521-58-6
Formato: PDF
Dimensões: 16x23cm
Nº. de páginas: 352 | 1ª edição – 2013
Sinopse:
Um bom livro começa com um título adequado e verdadeiro. A adequação está relacionada à sua capacidade de traduzir com a maior fidelidade possível o conteúdo geral do livro, além de indicar a sua singularidade, sugerir uma certa identidade e motivar o leitor. A verdade de um título consiste na plena satisfação do leitor, que, no andamento e após o término da leitura, comprova a eficácia do que foi prometido.
“Escrever bem é possível”, a primeira parte do título do livro de Pedro Acquaroni Neto, não só realiza essa correspondência de adequação e verdade, como faz ecoar a confiança de uma voz autoral – a voz do professor -, que ampara o leitor e o encoraja para a travessia do desafio. Se, por um lado, o título antecipa essa segurança, por outro revela-se tão adequado que expressa, também, a conclusão do Professor sobre o livro que escreveu. Assim, como um efeito posterior, no tom declarativo da sentença ouve-se a verdade condensada da experiência de uma vida dedicada ao ensino. O complemento do título confirma essa dimensão: “um curso completo de redação”.
A reunião de todas essas qualidades já no título é também uma antecipação do cuidado com que cada um dos capítulos do livro foi construído. Seguindo uma estrutura rigorosa, os capítulos são introduzidos por uma breve e consistente apresentação teórica do assunto abordado. A preocupação didática ressalta em quadros gráficos as informações mais significativas, que reforçam os ensinamentos e ladrilham o alicerce da construção conceitual. A seguir, o leitor-aprendiz começa a participar ativamente, convidado a observar o que lhe foi ensinado em muitos textos, dos mais variados gêneros e diferentes autores.
As informações complementares são estrategicamente acrescentadas, com originalidade e precisão, de acordo com o assunto abordado, sempre acompanhadas de muitos exercícios. Por meio desses, o leitor (ou aluno) coloca em prática a sua iniciação, começa a jogar o jogo da linguagem e pode avaliar, passo a passo, o seu desempenho na aventura de organizar melhor os pensamentos, aprender a redigir bem e a dominar a linguagem escrita.
Os tópicos selecionados nos trinta e dois capítulos perfazem um percurso completo de um curso de redação. A grade conceitual abarca os pontos fundamentais para a formação de um leitor, fornece os subsídios necessários para o desenvolvimento de sua competência na escrita e o encaminha para um desempenho eficaz na tarefa de redigir.
Comentários
Ainda não há comentários.